Procissão de barcos em Londres marca jubileu da rainha Elizabeth II
O passeio pelo Tâmisa está sendo acompanhado por milhões de britânicos pela TV e nas margens do rio, apesar do mau tempo em Londres. Enquanto isso, diversas festas de rua estão sendo organizadas pelo país em comemoração pelo jubileu.
O Tâmisa é parte crucial da história britânica desde a época dos romanos, e procissões por suas águas foram usadas diversas vezes em demonstrações de poder de monarcas.
A procissão pelo rio deverá custar mais de R$ 30 milhões, financiados por doações privadas, mas os custos de segurança recairão sobre os impostos.
A celebração do Jubileu de Diamante da rainha britânica, Elizabeth II, chega a seu clímax neste domingo com uma procissão de mil barcos no rio Tâmisa, que, apesar da chuva, reúne um milhão de pessoas em sua orla.
O desfile, que celebra as seis décadas de reinado de Elizabeth e a tradição marítima do Reino Unido, é o maior espetáculo náutico organizado na capital em mais de 300 anos e gerou um grande desafio em termos de
segurança neste fim de semana festivo.
Desafiando o frio e a chuva incessante, milhares de pessoas munidas de guarda-chuvas e bandeiras já estavam reunidas desde a primeira hora da manhã nas beiradas do rio para poder desfrutar de uma vista privilegiada do evento.
Algumas delas passaram a noite no local, como Nicoa Holder, aposentada de Devon, cidade do sudoeste de Inglaterra.
"Apesar de estarmos molhados e com frio, é divertido", disse Nicoa.
Todo o país foi coberto pelas cores branca, azul e vermelho da bandeira nacional em homenagem à rainha, que será a estrela da procissão a bordo do enorme barco real, suntuosamente decorado para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário